O que é planejamento tributário?

O que é e como funciona o planejamento tributário?

Hoje em dia em média um terço do faturamento das empresas é destinado ao pagamento de tributos e o grande custo contribui para elevados preços de produtos e serviços, assim reduzindo a competitividade e a lucratividade das empresas. Atualmente, são noventa e dois tipos diferentes de tributos, separados entre taxas, impostos e contribuições.

Em um mercado cada vez mais competitivo, a maior parte das micro e pequenas empresas com a intenção de melhorar a sua competitividade devem procurar benefícios e a diminuição dos tributos. Legalmente, existe a possibilidade de se realizar o planejamento tributário, que é um conjunto de atos e sistemas legais que visa reduzir a incidência dos tributos onde o contribuinte pode estruturar o seu negócio de forma menos onerosa, procurando a diminuição dos custos e principalmente dos impostos. 

Para um bom planejamento tributário, algumas decisões devem ser tomadas Por isso, dados devem ser apurados, cenários devem ser considerados e aspectos como as atividades da empresa, os produtos que ela vende, o seu faturamento, o número de funcionários, a lucratividade e a sua estrutura devem ser considerados. 

 

 

Saiba quais pontos a se considerar

É importante deixar bem claro que o planejamento tributário passa longe da sonegação fiscal. São ações legais que reduzirão o valor dos tributos devidos. Sem contudo, sonegar ou fraudar o fisco. 

Existem situações que obrigam a empresa, sua atividade ou seu faturamento ser do lucro real ou lucro presumido, mas geralmente as micro e pequenas empresas podem escolher a melhor forma entre as três disponíveis. Aquelas que optam pelo simples nacional recolhem os tributos de forma unificada em um só documento, o DAS.

No lucro presumido, as alíquotas dos que incidem sobre a lucratividade, como o imposto de renda e a contribuição social, têm bases de cálculos definidas pelo fisco, de forma estimada, presumida e os demais tributos são recolhidos individualmente além de ser exigido um número maior de obrigações complementares.

Pode-se também ter economia tributária classificando corretamente a tributação individual dos produtos e serviços.

A legislação tributária brasileira é complexa. Porém existe nela a possibilidade de escolher a melhor e mais econômica forma de enquadramento tributário para a sua empresa. 

 

Sobre a Israel & Jalles Contabilidade

Se você está buscando um contabilidade com um time de especialistas, prontos para te ajudar com a estratégia do seu negócio e também estruturados com o melhor que a tecnologia contábil pode oferecer, venha conversar com a Israel & Jalles.

Estaremos à sua disposição para fazer sua empresa a pagar menos impostos de maneira correta.

Compartilhe este artigo

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Israel & Jalles

Israel & Jalles

Uma contabilidade digital que atende a sua empresa e cuida de você.

Entre para o nosso canal do Telegram e acompanhe nossos conteúdos.

Espere, não vá ainda!

Clique no botão abaixo e fale agora com um de nossos consultores por WhatsApp e saiba como podemos mudar a contabilidade do seu negócio.

Área do Cliente

Para acessar nosso sistema, clique no botão abaixo e será direcionado para o portal do cliente.

Login